sábado, 23 de março de 2013

"Fast Food" de Imbecilidade | Parte I - Cavalo de Tróia do Séc. XXI

Mediocridade

“Fast Food” de Imbecilidade

Parte I – Cavalo de Tróia do Séc. XXI



por Thiago Muniz

Se um vírus de alto nível letal espalhar em proporções ameaçadoras a vida humana na Terra, as maiores nações movimentarão as estratégias mais avançadas para conter a ameaça invisível!

Porém mais invisível que isso, e com um sorrateiro poder de camuflagem, é o que estamos vivenciando nos dias de hoje, um Cavalo de Tróia dos novos tempos - A Overdose de Medíocridade.

Já não é mais uma brisa que antes apenas roçava as melenas da senhora sagrada cultura de uma sociedade que afronta as muralhas da ignorância para a conquista dos astros inexoráveis do conhecimento. Não! Agora se apresenta como uma insistente tortura chinesa, onde o sistema de imbecilidades escraviza mentes através de uma hipnose medíocre.

Essa Chaga letal não apresenta um mínimo de piedade, tendo já projetado seu cântico mortal para os vários departamentos da humanidade, como a educação, o trabalho, a música, a tecnologia, o lazer, a religião e por aí vai...

Antes tínhamos os já conhecidos alimentos pré-prontos, agora estamos definitivamente sendo ameaçados pela Imbecilidade Fast Food.

Milagres fast food estão mais na moda do que nunca! Pudera, a competitividade está na mesma linha predatória (ou mais) que a tributação no Brasil. Milhares de SAF (Serviço de Atendimento ao Fiel) das milhares instituições religiosas disparam minuto a minuto solicitações de milagres para o Grande Arquiteto do Universo, mais conhecido é claro como Deus. A conversa que rola nos bastidores é que o conhecido sistema do "suar o lombo" que é parecido com o  sistema cristão "pedi e obtereis", pode ser agilizado! Não, não tem atalhos para chegar mais rápido no Senhor dos senhores, mas existem alguns supostos "atravessadores" (alguma relação com Ponte da Amizade?), que fazem a viagem gulliveriana para você, mas o preço ($$) é alto! Mas não se preocupe, você não vai deitar a cabeça no travesseiro com a consciência pesada pensando que está tentando comprar Deus. Minha nossa, quem disse isso? Fique tranquilo, pois a "alfândega" em parceria com o atravessador, dirá que é Doação! E doação rima com coração, ou com intenção?

Outro Cavalo de Troia da mediocridade te aprisiona no sofá e seu slogan beira a demência: "se sua vida não é interessante, assista 24hs a vida de alguém". Não seria tão preocupante se fosse somente assistir, mas o cliente dessa demência em massa sai do sofá e mergulha no mundo atormentado dos personagens e vira almoço, café da tarde e jantar de insanidades. O hipnotizado será capaz de dizer "eu te amo" e abraçar a televisão como se fosse uma pessoa, gritando em lágrimas: "não vai embora".

É fácil (não para todos) perceber, que muitos se relacionam mais com "coisas" que os aprisionam do que os libertam. Conhecimento é liberdade, ignorância é prisão.
Quando os prazeres e dores da vida alheia se tornam aves de rapina surrupiando nosso precioso tempo através da camuflagem de um programa televisivo, estarei exagerando ao dizer que milhões estão a beira de uma overdose de mediocridade?

Imagine você tendo em sua garagem uma Ferrari muito bem conservada e por algum motivo decide comprar ingressos para assistir um racha em frente de sua casa de carros em estado de sucata.
Esse é o método que os algozes da vampirização cultural agem, descaracterizam a importância da Ferrari (sua vida) e faz a sucata da inutilidade se tornar os astros dos novos tempos. Investem milhões em estudos do comportamento "homem-consumo" para entender seus desejos e torná-los zumbis da contemporaneidade, zumbis digitais e outras aberrações que é melhor não dar nomes para não deixar esse artigo mais trágico do que já é.

Tragédia é o que também está sofrendo a Música. O negócio é simples: estimular a dopamina da idiotice e sacudir o corpo na dança da ridicularidade. Uma vez alguém me disse: “mais parece a dança de acasalamento dos animais”. Eu discordei imediatamente: “Isso não! Não rebaixe o animal-animal no nível do homem-animal”. O cântico dos animais emitem sons que tem relação com o Divino ou para alguns, a gigante e formosa Mãe Natureza.  A música que me refiro é ardilosa e cruel, pois ousa sapatear no solo sagrado das canções nascidas do berço virtuoso da poesia e das reflexões filosóficas do hemisfério erudito da vida. Induz o homem a saltar para o precipício do Nada vezes Vazio, com armadilhas hipnóticas através da repetição de sílabas sem nexo, tentando nos convencer com muito esmero, lembrando uma antiga canção que diz: “na rua dos bobos número zero”. Elas passarão sem dúvida, mas deixarão a sensação de vacas magras na história da música.

Esse é o século do Cavalo de Tróia da Mediocridade. Há muita gente trabalhando para alertar essa epidemia impiedosa, e são rotulados como conservadores ou babacas intelectuais. A mulher que hoje conquista cada vez mais sua posição na balança da igualdade de direitos humanos, nunca foi tão rebaixada na imagem de objeto de adoração sexual. A filha de uma professora ao assistir certo comercial de bebida conhecido por todos, disse para mãe que está decidida agora, não vai ser mais professora, e quando crescer, irá colocar silicone para ficar famosa nos comerciais de cervejas. A mãe que trabalha em três escolas por dia para ganhar menos de dois salários mínimos, olha para a criança e diz: “Bem filha, com o salário de professor do jeito que tá....”. Você já imagina o restante da frase.

A esperança que se ouve em uníssono é: “Educação!”. Ela vai nos salvar.
Eu encerro esse artigo afirmando, Ela não vai nos salvar, pois o sistema está tão debilitado e a overdose de mediocridade tão impregnada, que Ela é que precisa ser salva! Está na mão dos não infectados essa tarefa. Embainhe a tua espada, afie a sua mente e vamos em frente, os cavalos de Troia da Mediocridade não descansam!


Thiago Muniz é Palestrante, Educador e Escritor, autor das 7 Estratégias "Uauuu", já se apresentou para mais de 350 mil pessoas nos últimos 7 anos. Professor há mais de 20 anos, tendo atuado também como Consultor Empresarial.

Site oficial:

Nenhum comentário:

Postar um comentário